Total de visitas: 12311
Santa Ceia
Santa Ceia

   

 

 

Santa Ceia 

 

 

Examine-se, pois, o homem a si mesmo,

e assim coma deste pão e beba deste cálice.

(I Coríntios 11:28)

  

 

 

Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

 

 

(I Coríntios 11:23-28)

 

 

 

Ceia

 

A Ceia é do Senhor e conforme o Senhor ordenou

 

A Ceia do Senhor não é um Memorial instituído por doutrinas, costumes e orientações de pastores do mundo moderno, muito menos pelo pensamento dominante de um grupo de igrejas. Nosso único compromisso (direito e dever) é seguir o nosso Mestre Jesus que assim nos ordenou: "Fazei isto em memória de mim" (Cor 11:24). Assim, a Ceia do Senhor é totalmente e tão somente voltada para o que está escrito nos Evangelhos e nas Cartas dos discípulos de Jesus sobre a Ceia. Nenhum pensamento ou opinião, seja de igreja ou de quem for, interessa mais do que as escrituras. "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice" (Cor 11:28). Nenhuma instituição religiosa ou pessoa é autoridade maior do que essa palavra. Nem a igreja, nem o pastor, nem as doutrinas das congregações, muito menos o estado civil das pessoas, a aparência, as vestes, ou qualquer outra coisa estabelecida pelo homem poderá determinar quem deve ou não participar da Ceia do Senhor. Não se trata de uma ordenança material, nem de um ritual conforme as leis e costumes do homem. Trata-se de uma ligação espiritual com Deus e com o Nosso Senhor Jesus Cristo. Somente cada um em sua individualidade, examinando a si mesmo, é capaz de avaliar o seu sentimento, o seu coração e o seu espírito diante de Deus. Desse modo, todo aquele que concluir que tem um coração quebrantado, arrependido, grato ao Senhor, consciente de que está ligado a Ele em fé e amor, estará apto a tomar com tranquilidade essa decisão, que cabe exclusivamente a cada um individualmente e a mais ninguém. "Examine-se a si mesmo"  significa que só você pode fazer isso, e não é possível que outros façam por você. Assim não interessa o que os outros pensam. Só você mesmo pode avaliar sua relação com Deus. E, se isto pode ajudá-lo:

 

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor" (1 João 4:7-8).

 


 

"Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mateus 22:34-38).

 


 

"Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Gálatas 5:14).

  


 "Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados" (1 Pedro 4:8).

 

 Deus é amor

 

Dessa forma, o seu apoio só pode estar nas escrituras, e a sua relação com Deus só depende de você mesmo. Não se trata de interpretação da lei. Está tudo aí. Para aqueles que querem contrariar ou extrapolar o que diz o Senhor, também está escrito:

 

"Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" (Tiago 4:11-12).

 


"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós" (Mateus 7:1-2).

 


 

"Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra" (João 8:7).

 

 

Igreja

 

 

Responsáveis pela organização da Ceia do Senhor:

 

Diaconisas: Lúcia e Tatiana.

 

Coordenadora: Diaconisa Lúcia.

 

   

pão

 

  

orando